Em busca de si mesmo!

"Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos". Carl G. Jung

Arteterapia




Arteterapia
 “A Arte é a expressão mais pura que há para demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida” (Carl Gustav Jung)


A Arteterapia nos sensibiliza através do fazer artístico, com a expressão do nosso ser, e assim nos descobrimos internamente, abrimos uma janela para nossa alma, nosso querer maior. Potencializamos os nossos dons, nossos valores e damos vazão a nossa sombra. Tornamo-nos conscientes de que podemos recriar e reorganizar nossos padrões internos, e mudar nossa postura diante dos fatos e dos relacionamentos, o que reflete em nossa vida como um todo, trazendo vitalidade, crescimento e maior autonomia, aumentando a nossa autoestima, inteireza, integração, criatividade e flexibilidade diante as novas oportunidades.
Os recursos usados pela Arteterapia são vários, criativos: diferentes papeis, tinta, lápis, canetas, giz de cera, argila, arame, o próprio corpo, a música, os recicláveis, entre outros. As composições feitas com esses materiais são expressões livres, autênticas e sem preocupação estética. Concilia o poder de inovar, de fazer diferente, de ser você mesmo.   
                          
“A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível...”               Leonardo da Vinci


Importantes benefícios da Arteterapia






Você está preparando seu filho emocionalmente? E você está emocionalmente bem?

Hoje nas empresas a “inteligência emocional” do candidato conta mais que os conhecimentos e a prática acumulada.

Veja porque é tão importante estruturar-se emocionalmente e aos seus filhos. Venha participar.

A Arteterapia ajuda as pessoas reorganizar-se internamente, melhorar a auto expressão,

o autoconhecimento, a auto estima e a qualidade dos relacionamentos. Beneficia a capacidade de concentração e memória. Relaxa e aumenta a espontaneidade e afetividade.
Eleva o humor, a flexibilidade, e a criatividade. Minimiza o estresse, a ansiedade, e os bloqueios de processos inibidores da aprendizagem.
Aumenta a disposição mental, emocional e física, o que reverbera em interação social, familiar e na qualidade de vida. Minimiza o estresse. Pode ser usada como medida preventiva, mantendo seu bem-estar. Nada melhor que estar de bem cosigo mesmo e com a vida.

Todos podem participar. Dependendo da demanda, serão formados grupos, organizados por faixa de interesse e maturidade.
A sequência e a persistência na continuidade desse trabalho são fundamentais para que a harmonização interna aconteça a contento do participante assíduo.

Teremos um ritmo semanal, com sessões de 60 a 90min de duração. 
A princípio, o dia e a hora serão determinados pelas disponibilidades.

O atendimento através da Arteterapia, também é possível de forma individual, com uma hora de duração.


Arteterapia minimizando o estresse (Tema da Monografia)

                                               
A Arteterapia “cumpriu” o seu desafio, conseguiu propiciar aos bancários participantes dessa pesquisa a minimização e o gerenciamento do seu estresse. Começando através da sensibilização artística e expressão dos seus sentimentos, o que promoveu a ampliação do autoconhecimento, da autoestima, a capacidade de relaxar, a flexibilidade, o humor, a vitalidade, e a inteireza. Assim, como, a diminuição das tensões, mágoas, pensamentos negativos e depreciativos. Favoreceu a criatividade, a individuação, a alegria, os relacionamentos intra-interpessoais. Levando a luz da abordagem Junguiana encontrada na arte, na elaboração e estudo das necessidades do grupo e do material adequado a ser usado a cada sessão de Arteterapia. Foram vários os benefícios que afloraram nos participantes, registrados em suas expressões plásticas, em suas partilhas, nos gráficos e questionários. 
     
Palavras-chaves do percurso: Fadiga crônica, sentimentos congelados, isolamento, autoexpressão, autoconhecimento, autoelaboração, autoestima, novo olhar para vida, melhores escolhas, coerência, inteireza, individuação, transcendência. 
     

    
                        “As artes têm o poder de alcançar emoções profundas, podendo mudar a maneira como você se sente em relação ao mundo e a si mesmo”.  ( Daniel Brow)




      
       Formatura: Pós Graduação em Arteterapia: 29/09/12
       Prof. e Orientador: Celso Luiz Falaschi e 
       Profª e supervisora Otília Roszângela Souza 
       (FAVI/ INTEGRARTE)